Na manhã desta quarta-feira, 20, a Câmara de Vereadores de Cruz das Almas realizou uma Sessão Solene em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
O evento destacou a representatividade e homenageou 16 personalidades que tiveram suas contribuições reconhecidas na região, sendo recompensadas com a Comenda Zumbi dos Palmares.
A solenidade foi enriquecida por apresentações artísticas, culturais e poéticas. Entre os destaques da programação estiveram as perfomances da jovem cantora Josy Araújo, MC Uh Neto acompanhado do DJ Duente e da estudante Rafaely Souza que declamou sua poesia autoral “Luta Negra”. O momento de reflexão foi realizado pela candomblecista, e presidente da Associação Vecendo a Fibromialgia com Fibra, Tailane Silva.
O Orador Oficial foi o cruzalmense Herbert Carlos da Silva Passos, graduado em administração, especialista em gestão pública e servidor público federal. Em seu discurso, Herbert enfatizou a importância da data, convidando os presentes a uma reflexão:
“Se Deus não faz acepção de pessoas, se a natureza não faz acepção de pessoas, por que nós, criaturas, temos a ousadia de fazer? E é por isso que é necessário um dia como este. Aliás, todos os dias deveriam ser Dia da Consciência Negra: para conscientizar, promover a educação e o respeito, e para estimular nós, negros e negras, a ocupar os diversos espaços possíveis”, declarou o orador.