Sisu 2026: veja como se inscrever, vagas e cronograma completo

Confira datas, requisitos e passos para participar do processo seletivo do Sisu 2026 e concorrer a vagas em universidades públicas

O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta segunda-feira (19), as inscrições para o Sisu 2026, o Sistema de Seleção Unificada que seleciona candidatos para vagas em instituições públicas de ensino superior com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ao todo, o Sisu oferece 274,8 mil vagas em todo o país, sendo quase 25 mil somente na Bahia, o terceiro estado com mais oportunidades, de acordo com o Ministério da Educação.

As inscrições no Sisu 2026 são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (acessounico.mec.gov.br), utilizando a conta gov.br.

Podem se inscrever estudantes que participaram do Enem 2023, 2024 ou 2025, desde que não tenham feito a prova na condição de treineiro e não tenham obtido nota zero na redação. O sistema considera automaticamente a melhor média entre os três anos para efeito de classificação.

O candidato pode escolher até duas opções de curso durante o período de inscrição.

Vagas na Bahia

O Ministério da Educação (MEC) divulgou mais detalhes sobre a edição 2026 do Sistema de Seleção Unificado, principal porta de entrada para universidades públicas do Brasil. Segundo a pasta, a Bahia é o 3º estado com mais vagas ofertadas no Sisu 2026.

Ao todo são 274,8 mil vagas para o processo seletivo, maior quantidade da história, de acordo com o MEC. Somente a Bahia é responsável por oferecer pouco mais de 9% delas – 24.768 mil vagas. A lista de estados com mais vagas tem Minas Gerais (33.729 vagas) e Rio de Janeiro (31.419 vagas), fechando o top-3.

Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio Grande do Sul e Piauí fecham os 10 estados com mais vagas. Confira o ranking.

Confira o cronograma do Sisu 2026

O Sisu 2026 terá apenas uma etapa de inscrição e uma única chamada regular, com resultado previsto para o dia 29 de janeiro de 2026.

A matrícula dos aprovados na chamada regular começa em 2 de fevereiro de 2026 e seguirá as regras estabelecidas por cada instituição.

Inscrições: de 19 a 23 de janeiro;

Resultado da chamada regular: 29 de janeiro;

Matrícula da chamada regular: a partir de 2 de fevereiro;

Manifestação de interesse na lista de espera: de 29 de janeiro a 2 de fevereiro;

Convocação da lista de espera pelas instituições: a partir de 11 de fevereiro.

Compartilhe esta notícia

Acessar o conteúdo