Sim, o dia 22 de agosto é o Dia do Folclore no Brasil e internacionalmente, celebrado para valorizar e divulgar as manifestações culturais de um povo, como lendas, danças, músicas e costumes.
A data foi escolhida em referência a 1846, quando o pesquisador britânico William John Thoms usou o termo “folclore” pela primeira vez. No Brasil, a data foi oficializada em 1965 pelo Decreto nº 56.747, assinado pelo presidente Humberto de Alencar Castello Branco.
Origem da data:
A palavra “folclore”:
Foi criada em 1846 pelo escritor inglês William John Thoms, que uniu as palavras “folk” (povo) e “lore” (saber, conhecimento) para definir o saber tradicional de um povo.
No Brasil:
A oficialização do Dia do Folclore ocorreu em 17 de agosto de 1965, por meio de um decreto, para dar mais visibilidade e importância à cultura popular brasileira.
O que é comemorado:
Manifestações culturais:
A data celebra a riqueza do folclore, que inclui as lendas, mitos, festas, danças, culinária, artesanato e outras expressões que caracterizam a cultura popular de cada nação.
Atividades:
Em escolas, universidades e centros culturais, o dia é lembrado com diversas atividades para conscientizar a população sobre a importância do folclore e de suas manifestações.
Exemplos do folclore brasileiro:
Personagens: Saci-pererê, Curupira, Iara, Mula-sem-cabeça, Boitatá, Lobisomem e a Cuca.
Festas e danças: Festas juninas, Folia de Reis, Maracatu, Frevo e Bumba Meu Boi.














