Nesta sexta-feira (07), a Prefeitura de Cruz promoveu o 1º Fórum de Arte e Cultura Negra de Cruz das Almas.
O evento aconteceu na Câmara Municipal e reuniu fazedores de cultura, representantes de movimentos negros, autoridades e a comunidade local, em uma programação voltada à valorização da herança africana e da identidade negra no município.
Organizado por meio da Secretaria de Políticas Especiais, o encontro faz parte das atividades do Novembro Negro e teve como tema “Uma História de Resistência e Luta”. O fórum contou com apresentações culturais, música, dança, palestras e rodas de conversa que ressaltaram a ancestralidade e as contribuições da população negra para a arte, a cultura e a formação da cidade, como na culinária, na vestimenta, na literatura, na religião e em tantas outras manifestações.
“Esse foi um momento histórico para a luta antirracista em nossa cidade, reafirmando a importância dos nossos ancestrais afro-brasileiros na formação cultural de Cruz das Almas. Estamos juntos no compromisso de combater o preconceito, o racismo e o apagamento das manifestações culturais do povo negro”, destacou a secretária de Políticas Especiais, Nádia Moura.
O Novembro Negro é a campanha que celebra o mês da Consciência Negra. O movimento busca valorizar a cultura e a identidade afro-brasileira e combater o racismo. Em Cruz das Almas, a Prefeitura realiza ao longo do mês uma programação que inclui eventos culturais, debates e ações para promover a reflexão sobre a história da escravidão, o racismo estrutural e as contribuições da população negra para o Brasil.















